Fórum dos Viviparos

Somos um grupo de amigos que têm em comum o mesmo gosto - Os viviparos


    Cultura de Microvermes

    Compartilhe
    avatar
    (fjcb)

    Mensagens : 28
    Data de inscrição : 03/02/2010
    Idade : 28
    Localização : Aveiro

    Cultura de Microvermes

    Mensagem por (fjcb) em Qui Fev 18, 2010 5:29 pm

    Material necessário :

    Recipiente de plástico com tampa , colher , flocos de Aveia , fermento e evidentemente uma cultura de aveia já desenvolvida,pois aqui pretendo demonstrar como renovar essa mesma cultura.

    O recipiente como disse atrás TEM que ser de plástico senão os microvermes não conseguem "trepar" as paredes e logo não conseguimos remove-los para alimentar os nossos peixes.
    Os flocos de Aveia eu compro no LIDL,vem aos pacotes de 500Gr e custou 0,89€ mas podem comprar noutro lado ou de outra marca,é flocos para o pequeno almoço.
    Fermento basta uns 3 centimos e fui buscar á padaria/pastelaria.Podem é trazer a mais que já vai dando para a semana.20 centimos têm para umas 2 semanas.



    Parte 1 :

    Começamos por meter os flocos dentro do recipente e adicionar um pouco de água do poço ou da fonte ou algo assim,não meter é da companhia.Mexemos bem mas de modo a não ficar com água á superfície.Basta ficar com 2 cm de flocos,quanto mais espaço ficar para o topo do recipiente mais espaço tem os microvermes para "trepar" senão começam a ir para a tampa
    Depois de bem mexido pegamos na tampa e fazemos uns buracos pequenos apenas para o ar passar pois senão sufocamos os microvermes.





    Parte 2 :
    "Raspamos" parte da cultura antiga que temos para o novo recipiente e espalhamos por cima.Mas apenas parte da cultura antiga.




    Parte 3 :
    Colocamos o fermento de padeiro por cima,não é necessário ser muito,basta umas lascas por cima da cultura toda.Após isso fecamos e esperamos pelo dia seguinte ou então caso tenhamos feito isso de manhã esperamos pela noite que já deveremos ver de lado no recipiente os microvermes prontos a recolher.




    Parte 4 :
    As fotos que se seguem são referentes a uma cultura já com alguns dias logo tem menos microvermes nas paredes do recipiente.
    Para alimentar os nosso peixes basta fazer como demonstro nas fotos seguintes.Apenas se remove os microvermes das parades do recipiente e apenas das paredes do recipiente não se remove nada do fundo.





    A cada 3 dias convém adicionar um pouco de fermento para a cultura ficar bem viva,mas algumas pessoas metem apenas passado uns 4 dias.Há quem diga que se deva meter a cada 2 dias e repetir o processo todo,fazer nova cultura, todas as semanas.Isso vou deixar ao vosso critério.Eu adiciono feremento a cada 3 ou 4 dias e por vezes 1 vez á semana mas isso porque tem sido verão e quanto maior a temperatura maior o desenvolvimento mas com o chegar do frio irei adicionar fermento a cada 3 dias e renovar a cultura cada semana ou semana e meia para não correr o risco de me morrer a cultura.Como repararam convém ter algumas de reserva para essa eventualidade.Antes prevenir que remediar.


    Fonte: Jorge Oliveira

      Data/hora atual: Dom Jul 23, 2017 6:37 am