Fórum dos Viviparos

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum dos Viviparos

Somos um grupo de amigos que têm em comum o mesmo gosto - Os viviparos


    Ficha técnica - Dermogenys pusillus

    (fjcb)
    (fjcb)


    Mensagens : 28
    Data de inscrição : 03/02/2010
    Idade : 35
    Localização : Aveiro

    Ficha técnica - Dermogenys pusillus Empty Ficha técnica - Dermogenys pusillus

    Mensagem por (fjcb) Dom Jun 06, 2010 6:04 am

    Nome Científico: Dermogenys pusillus

    Nome Comum: Agulhinha Prata

    Família: Hemiramphidae

    Ordem: Beloniformes

    Distribuição Geográfica: Ríos de água limpas e salobras na Malásia ,Indonesia e Tailândia.

    Tamanho :7cm (machos podem atingir tamanho inferior)

    Dimorfismo Sexual: Fêmeas são maiores e possuem nadadeira anal aberta,com forma de leque e mancha clara.Machos são menores,mais coloridos e possuem nadadeira anal estreita,parecendo estar dobrada com manhcha escura e com gonopódio com mobilidade relativamente menor se comparado com poecilídeos. Também desenvolvem uma tonalidade vermelha em torno da cabeça e nariz .
    A diferenciação pela existência de uma pinta vermelha na nadadeira anal não é confiável;pois fêmeas também as apresentam. Cuidado para garantir um número igual ou superior de fêmeas por macho,caso contrário eles podem competir entre si se mordendo com as mandíbulas travadas justificando seu nome em inglês: "Wrestling Halfbeak".

    Macho:
    Ficha técnica - Dermogenys pusillus Gallery_31417_1269_469472

    Fêmea:
    Ficha técnica - Dermogenys pusillus Gallery_31417_1269_1123755
    Temperatura:20-30º

    PH:7.0-7.5

    Outros Parâmetros da Água: São peixes de água salobra,mas pode se manter em água doce.Caso queira manter esta espécie na primeira condição referida deve mantê-la numa água salobra dura de PH neutro contendo sal a razão de uma colher de chá para 5 litros de água.

    Decoração: O ideal é colocar plantas de superfície para bloquear a visão dos outros peixes e não haja perseguição constante,já ue há uma forte tendência da agulha dominante perseguir as outras.

    Alimentação: São peixes carnívoros de superfície;de preferência ofereça comida viva e flutuante.Em condições naturais eles comem insetos na superfície.

    Compatibilidade: São territoriais,mas pacíficos.Espécimes de menor porte não devem ficar com peixes ágeis e ativos tipo dânios,por exemplo.Gostam de viver em cardumes.

    Tamanho mínimo do aqua: 80 Lts

    Reprodução: Dífícil,mas náo impossível.São peixes ovovivíparos(nascem direto da barriga da mãe,através de ovos retidos),mesmo assim exigem condiciopnamento prolongado e produzem poucas crias vivas.O número de alevinos vai de 12-20.O nascimento ocorre a cada 6 ou 8 semanas.As vezes as fêmeas abortam naturalmente por causa da deficiência de vitamina D.Obviamente,peixes em cativeiro sofrem de sua deficiência. Deve dar-se de comer as crias,com cerca de 1 cm ao nascer alimentos muito pequenos.Filhotes não nascem com o queixo característico da espécie.Caso opte por usar criadeira no aquário mãe,tampe-a bem direitinho,senão uma agulha pode pular dentro e chacinar tudinho. Foi assim que perdi um filhote.

    Experiência pessoal: Deve escolher as agulhinhas com tamanho igual,senão as menores correm risco de morrer.Notei tembem que durante o dia as fêmeas tentavam fugir só do macho se aproximar,mas a noite elas não ficam com tanto medo.Uma vez uma delas brigou com a outra e ficou de bico quebrado. Só que depois se regenerou.

    Recomendo a quem quiser um peixe diferente.

    Por: Agulhinha

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 3:53 am